A BÍBLIA em DEFESA da FÉ

MAS, NAQUELES DIAS também havia falsos profetas, tal como haverá falsos mestres entre vocês. Estes contarão com habilidade as suas mentiras sobre Deus, até mesmo voltando-se contra o seu próprio Senhor, que os comprou; porém o fim deles será repentino e terrível.

Muitos seguirão seus ensinos funestos, de que não há erro nenhum no pecado sexual. E por causa deles Cristo e o seu caminho serão escarnecidos.

Estes mestres, em sua ganância, dirão qualquer coisa para se apossarem do dinheiro de vocês. Mas Deus já os condenou há muito tempo e a destruição deles está a caminho.

Porque Deus não poupou nem os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, acorrentados em cavernas escuras e em trevas até o dia do juízo.

E Ele não poupou nenhuma das pessoas que viveram nos tempos antigos, antes do dilúvio, com exceção de Noé, o único homem que falava a favor de Deus, e a sua família de sete pessoas. Naquela ocasião Deus destruiu completamente o mundo inteiro de homens ímpios, por meio do colossal dilúvio.

Mais tarde, Ele transformou as cidades de Sodoma e Gomorra em montões de cinzas e as fez desaparecer da terra, pondo-as como exemplo para que todos os ímpios no futuro recordem e temam.

Mas ao mesmo tempo o Senhor resgatou Ló de Sodoma, porque ele era um homem bom, aflito com a tremenda maldade que via por toda parte ao redor dele, dia a dia.

Assim também o Senhor pode salvar a vocês e a mim das tentações que nos rodeiam, e continua a castigar os ímpios, até que chegue o dia do juízo final.

Ele é particularmente severo com aqueles que seguem os seus próprios pensamentos imorais e malvados, e aqueles que são orgulhosos e obstinados atrevendo-se até a zombar dos Gloriosos, sem nem ao menos estremecer;

Apesar de que os anjos no céu, que permanecem na própria presença do Senhor, e são muito maiores em poder e em força do que estes falsos mestres, nunca falam insultuosamente contra estas Potestades do mal.

Mas os falsos mestres são insensatos - não são melhores do que os animais. Eles fazem tudo o que lhes dá vontade; nascidos somente para ser apanhados e mortos, riem-se dos espantosos Poderes do inferno, acerca do qual conhecem tão pouco; e serão destruídos juntamente com todos os demônios e poderes do inferno.

Essa é a paga que estes mestres terão pelo seu próprio pecado. Pois eles vivem dia a dia em prazeres pecaminosos. São uma vergonha e uma mancha no meio de vocês, e os enganam, vivendo em pecado repugnante por um lado, enquanto pelo outro juntam-se a vocês em suas festas fraternais, como se fossem homens sinceros.

Mulher nenhuma pode escapar aos seus olhares pecaminosos e eles nunca se fartam do adultério. Divertem-se seduzindo mulheres frívolas. Exercitam-se em ser gananciosos; e são condenados e malditos.

Desviaram-se do caminho e perderam-se como Balaão, filho de Beor, que se deixou levar pelo amor ao dinheiro que poderia ganhar fazendo o mal.

Porém Balaão foi impedido em seu procedimento louco quando a sua jumenta lhe falou com voz humana, recriminando e repreendendo-o.

Estes homens são tão inúteis quanto fontes d'água que secaram, prometendo muito e não dando nada; são inconstantes como nuvens levadas por ventos tempestuosos. Estão condenados aos abismos eternos das trevas.

Eles se gabam orgulhosamente dos seus pecados e das suas conquistas e se utilizam da imoralidade como isca para atrair de volta ao pecado aqueles que acabaram de livrar-se dessa vida pecaminosa.

"Vocês não são salvos por serem bons", dizem eles, "portanto, não importa que sejam maus. Façam o que quiserem; sejam livres. Entretanto, estes mestres que oferecem esta "liberdade" da lei são, eles próprios, escravos do pecado e da destruição. Porque o homem é escravo de qualquer coisa que o domina.

E quando uma pessoa livrou-se dos caminhos pecaminosos do mundo ao aprender acerca do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e depois se deixou emaranhar pelo pecado e se tornou novamente escrava dele, está pior do que antes.

Seria melhor nunca ter sabido nada acerca de Cristo, do que aprender a respeito dele e depois disso dar as costas aos mandamentos santos que lhe foram dados.

Há um velho ditado assim: "O cachorro volta ao que vomitou, e o porco é lavado apenas para voltar e revolver-se de novo na lama". Isto é o que acontece com aqueles que se voltam novamente para o seu próprio pecado.

“Apóstolo Pedro”.

2Pe. 2.1-22

Instruções ao Jovem Obreiro

Ensine estas coisas e certifique-se de que todos as aprendam bem.

Ninguém faça pouco caso de você porque você ainda é jovem. Seja o exemplo deles; que sigam o caminho que você ensina e vive; seja modelo para eles no seu amor, na sua fé, e na pureza dos seus pensamentos.

Até eu chegar aí, leia e explique as Escrituras à igreja; pregue a Palavra de Deus.

Não deixe de usar as aptidões que Deus lhe deu por meio dos seus profetas quando os anciãos da igreja colocaram as mãos sobre a sua cabeça.

Ponha essas aptidões em ação; atire-se às suas tarefas de tal maneira, que todos percebam o seu aperfeiçoamento e progresso.

Mantenha-se vigilante em tudo quanto faz e pensa. Permaneça fiel ao que é direito e Deus o abençoará e usará para ajudar aos outros.

“Apóstolo Paulo”.

1Tm. 4.11-16

 

Amados, eu estive planejando escrever-lhes alguns pensamentos a respeito da salvação que Deus nos deu, porém agora vejo que em vez disso devo escrever-lhes duma outra coisa, instando com vocês para que defendam bravamente a verdade que Deus, uma vez por todas, entregou ao seu povo para conservar sem mudança através dos anos.

Digo isto porque alguns mestres ímpios infiltraram-se entre vocês, dizendo que depois que nos tornamos cristãos podemos andar como quisermos, sem medo do castigo de Deus. O destino de tais pessoas já foi escrito há muito tempo, pois elas se voltaram contra o nosso único Mestre e Senhor, Jesus Cristo.

Para eles a minha resposta é esta: lembrem-se deste fato - que vocês já conhecem - que o Senhor salvou da terra do Egito uma nação inteira de pessoas e depois matou cada uma delas que não confiou nele e não Lhe obedeceu.

E lembro a vocês aqueles anjos que antes eram puros e santos, mas que se voltaram voluntariamente para uma vida de pecado. Agora Deus os conserva acorrentados em prisões de escuridão, aguardando o dia do juízo.

E não se esqueçam das cidades de Sodoma e Gomorra, e as cidades vizinhas, todas cheias de imoralidade de toda espécie, inclusive a paixão de homens por outros homens. Aquelas cidades foram destruídas pelo fogo e continuam a servir de advertência para nós, de que existe um inferno, no qual os pecadores são castigados.

E ainda esses falsos mestres continuam a viver vidas pecaminosas e imorais, desonrando seus próprios corpos e rindo-se daqueles que têm autoridade sobre eles, até mesmo escarnecendo dos Gloriosos (aquelas forças poderosas de tremenda maldade que deixaram a sua condição primitiva).

O próprio Miguel, um dos anjos mais poderosos, quando estava discutindo com Satanás a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a acusar Satanás ou zombar dele, mas simplesmente lhe disse: "Que o Senhor o repreenda".

Mas esses homens zombam e praguejam contra tudo o que não compreendem e como animais fazem tudo o que lhes dá vontade de fazer, e desse modo arruínam as suas próprias almas.

Ai deles! Porque estão seguindo o exemplo de Caim, que matou a seu irmão; e como Balaão, eles farão qualquer coisa por dinheiro; e como Coré, desobedeceram a Deus na esperança de lucro e morrerão debaixo da maldição de Deus.

Quando esses homens se juntam a vocês nas festas fraternais da igreja, são manchas malignas no meio de vocês, gargalhando e dando escândalo, comendo gulosamente e empanturrando-se, sem se preocuparem com os outros. São como nuvens sem chuva que o vento carrega sobre a terra seca, prometendo muito mas não realizando nada. São como árvores frutíferas, sem nenhum fruto na ocasião da colheita. Não estão apenas mortos, mas duplamente mortos, pois foram arrancados, com raízes e tudo, para serem queimados.

Tudo o que eles deixam atrás de si é vergonha e desonra, como a espuma suja deixada pelas ondas bravias ao longo da praia. Andam vagueando de um lado para outro, parecendo brilhantes como estrelas, mas adiante deles estão a escuridão e as trevas eternas que Deus preparou para eles.

Enoque, que viveu há muito tempo, e pouco depois de Adão, sabia a respeito desses homens e sobre eles disse o seguinte: "Eis que o Senhor virá, acompanhado de milhões dos seus santos.

Ele trará a juízo diante dele todas as pessoas do mundo, para receberem o justo castigo, e provará as coisas terríveis que fizeram em rebelião contra Deus, e revelará tudo o que eles disseram contra Ele".

Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos; fazendo todo o mal que lhes da vontade; são uns exibicionistas espalhafatosos, e quando mostram consideração para com os outros, e só para conseguir deles alguma coisa em retribuição.

Queridos amigos, lembrem-se do que os apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo lhes disseram

que nos últimos tempos viriam esses escarnecedores, cujo único propósito na vida é deleitar-se em todas as formas de maldade que se possa imaginar.

Eles provocam discussões; amam as coisas pecaminosas do mundo; não têm o Espírito Santo morando neles.

Mas vocês, queridos amigos, devem edificar as suas vidas cada vez mais firmemente sobre o alicerce da nossa santa fé, e aprender a orar no poder e na força do Espírito Santo.

Fiquem sempre dentro dos limites onde o amor de Deus possa chegar até vocês e a abençoá-los. Esperem pacientemente pela vida eterna que nosso Senhor Jesus Cristo lhes dará na sua misericórdia.

“Judas, irmão do SENHOR Jesus”.

Jd. 1.3-21

PORTANTO, eu insisto solenemente com você, diante de Deus e diante de Cristo Jesus que um dia julgará os vivos e os mortos, quando aparecer para estabelecer o seu reino - que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver a oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for. Corrija e repreenda o seu povo quando eles precisarem, estimule-os a fazer o bem, e esteja todo o tempo alimentando-os pacientemente com a Palavra de Deus.

Porque chegará uma época quando as pessoas não ouvirão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhes digam apenas aquilo que desejam ouvir.

Não ouvirão aquilo que a Bíblia diz, mas seguirão alegremente suas próprias idéias desorientadas.

Você precisa estar alerta e vigilante contra todos estes perigos. E não tenha medo de sofrer pelo Senhor. Leve outros a Cristo. Não deixe por fazer nada que você deve fazer.

Digo isto porque eu não estarei por perto para auxiliá-lo muito tempo mais. Meu tempo está quase terminado. Daqui a pouco eu estarei a caminho do céu.

Muito tempo lutei incansavelmente por meu Senhor e no meio de tudo eu me conservei fiel a Ele. E agora chegou a hora de eu parar de lutar e descansar.

Lá no céu me espera uma coroa, a qual o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele grande dia do seu regresso. E não só a mim, mas a todos aqueles cujas vidas mostram que eles estão aguardando ansiosamente a sua vinda outra vez.

“Apóstolo Paulo”.

2Tm. 4.1-8

Repreendendo a falsa religião:

"Vocês pensariam que estes líderes dos judeus e estes fariseus são Moisés, pela maneira como eles continuam fazendo tantas leis!

Pode ser muito correto fazer o que eles dizem, mas acima de qualquer outra coisa não sigam o exemplo deles. Porque eles não fazem o que mandam vocês fazerem.

Exigem de vocês coisas impossíveis que eles nem tentam observar.

Tudo o que fazem é para se mostrar. Eles se fingem de santos, levando nos braços grandes caixas de orações com versículos das escrituras dentro, e alongando as barras memoriais dos seus mantos.

E como gostam de tomar os principais lugares nos banquetes, e nos bancos reservados na sinagoga!

Como apreciam a consideração que se presta a eles nas ruas, e gostam de ser chamados de 'mestre'!

Nunca deixem que alguém chame vocês assim. Porque somente Deus é o Mestre e todos vocês estão no mesmo nível, como irmãos.

Não se dirijam a ninguém aqui na terra chamando de 'Pai', porque somente Deus no céu deve ser chamado de 'Mestre', porque somente um é mestre de vocês, isto é, o Messias.

Quanto mais humilde for o serviço de vocês aos outros, maiores vocês serão. Para ser o maior de todos, é preciso ser servo.

Mas aqueles que se acham grandes, sofrerão desapontamentos e humilhação; e aqueles que se humilham serão engrandecidos.

Ai de vocês, fariseus, e de vocês, demais líderes religiosos! Fingidos! Pois vocês não deixam os outros entrarem no Reino dos Céus, nem vocês mesmos entram. Vocês parecem ser santos, com todas as suas longas orações públicas nas ruas, enquanto estão expulsando as viúvas das casas delas. Fingidos!

Sim, ai de vocês, fingidos. Porque vão a qualquer distância para converter alguém, e depois fazem a mesma pessoa duas vezes mais digna do inferno do que vocês mesmos são.

Guias cegos! Ai de vocês! Porque a sua regra e jurar pelo 'templo de Deus' não tem importância - pode-se quebrar tal voto, mas um juramento pelo 'ouro do templo' deve ser cumprido.

Bobos e cegos! Que é maior? O ouro ou o templo que santifica o ouro?

E vocês dizem que um voto feito pelo 'altar' pode ser quebrado, mas um juramento 'pelas ofertas que estão sobre o altar' deve ser cumprido!

Cegos! Pois que é maior: a oferta que está sobre o altar, ou o próprio altar que santifica a oferta?

Quando se jura pelo 'altar', está se jurando por ele e por tudo quanto está sobre ele

e quando se jura 'pelo templo', está se jurando por ele, e por Deus, que mora nele.

E quando se jura 'pelos céus', está se jurando pelo Trono de Deus e pelo próprio Deus.

Sim, ai de vocês, fariseus, e demais líderes religiosos - fingidos! Pois dão o dízimo até da última folha de hortelã da sua plantação, mas se esquecem das coisas importantes - a justiça, a misericórdia e a fé. Sim vocês devem dar o dízimo, mas não deve deixar de fazer as coisas mais importantes.

Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.

Ai de vocês, fariseus, e líderes religiosos - fingidos! Vocês são tão cuidadosos em limpar a parte de fora da taça, mas o interior está imundo de exploração dos outros e de cobiça.

Fariseus cegos! Limpem primeiro o interior da taça, e então ela inteira ficará limpa.

Ai de vocês, fariseus e líderes religiosos! Vocês são como belos túmulos - cheios de ossos de homens mortos, de podridão e sujeira.

Vocês procuram parecer homens santos, mas por baixo desses mantos de bondade, estão corações manchados de toda espécie de fingimento e pecado.

Sim, ai de vocês, fariseus, e de vocês, líderes religiosos - fíngidos! Pois constroem monumentos aos profetas mortos pelos seus pais, depositam flores nos túmulos dos homens bondosos que eles destruíram, e dizem: 'É claro que nós nunca faríamos como nossos pais'.

Dizendo isso, vocês estão acusando a si mesmos, de serem os filhos de homens perversos.

E vocês estão seguindo os seus passos, enchendo até em cima a medida completa da maldade deles.

Serpentes! Filhos de víboras! Como vocês escaparão da condenação do inferno?

Eu enviarei a vocês profetas e homens cheios do Espírito, escritores inspirados, e vocês matarão alguns pela crucificação, ferirão os outros com chicotes em suas sinagogas, e perseguirão todos até à morte, de cidade em cidade.

Para que se tornem culpados de todo o sangue dos homens bondosos assassinados, desde o justo Abel até Zacarias (filho de Beraquias), que vocês mataram no templo, entre o altar e o santuário.

Sim, toda a condenação acumulada nestes séculos cairá sobre a própria cabeça desta geração.

“Jesus Cristo - O Filho de Deus”.

Mt. 23.2-36

Alertas à "Outro evangelho"

Que a paz e a bênção de Deus o Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.

Jesus Cristo morreu por nossos pecados como fora planejado por Deus nosso Pai, e nos resgatou deste mundo mau em que vivemos.

A Deus toda a glória por todos os séculos da eternidade. Amém.

Estou admirado de que vocês tão depressa assim estejam desviando-se de Deus, que com o seu amor e a sua misericórdia convidou vocês a participarem da vida eterna que Ele dá por meio de Cristo; e vocês já estão seguindo outro "caminho para o céu" que, na verdade, não conduz absolutamente ao céu.

Porque não existe outro caminho, a não ser aquele que nós lhes mostramos; vocês estão sendo enganados por aqueles que torcem e mudam a verdade concernente a Cristo.

Que as maldições de Deus caiam sobre qualquer um, incluindo eu mesmo, que pregar qualquer outro meio de salvação, além daquele a respeito do qual lhes falamos; sim, se um anjo vier do céu e pregar outra mensagem qualquer, que seja maldito para sempre.

Digo e repito: se alguém pregar qualquer outro Evangelho diferente daquele que vocês acolheram, caia sobre ele a maldição de Deus.

Vejam que não estou procurando agradar-lhes com uma conversa mansa e com adulação; não, estou tentando agradar é a Deus. Se eu ainda estivesse tentando agradar aos homens, não poderia ser servo de Cristo.

Queridos amigos, afirmo solenemente que o caminho para o céu que eu prego não está baseado em mera fantasia ou sonho dos homens.

Minha mensagem vem de uma pessoa - ninguém menos que o próprio Jesus Cristo, que me instruiu sobre o que dizer. Ninguém mais me ensinou.

“Apóstolo Paulo”.

Gl. 1.3-12